Falar sobre vocação é tocar no mistério profundo do querer de Deus para cada um de nós. Seu querer, sabemos: é a Felicidade! Portanto, descobrir e viver a vocação é deixar Deus nos fazer feliz, é encontrar nosso lugar no mundo.
Todos nós temos sonhos e queremos ser felizes. E Deus também tem um sonho para nós. Então quando o nosso querer se encontra com o querer de Deus, começamos a realizar o sonho, tanto de Deus quanto o nosso. Esse encontro se dá a partir do discernimento que nos propomos a realizar por meio da nossa atenção às realidades que vivemos e nossa oração.
Rezar é muito importante para viver bem a graça da vocação, porque dificuldades encontraremos em todos os caminhos. Mas, com a oração, perceberemos que cada dificuldade será um aprendizado que nos tornará alguém melhor e mais feliz. Crescemos muito quanto encaramos desafios, é o que faz toda vocação valer a pena, pois sem desafio não existe crescimento.
Entre os tantos belos caminhos dos sonhos de Deus está a Vocação Redentorista. Caminho iluminado pelo Redentor que, por meio de Santo Afonso Maria de Ligório, nos convida a ser presença real Dele no mundo anunciando a Copiosa Redenção aos mais pobres e abandonados.
Existem duas maneiras de ser Missionário Redentorista: Sendo Padre ou Irmão. Você pode se perguntar: mas o que difere um Padre Redentorista de um Irmão Redentorista? Simples, a única diferença é que o Irmão não recebe o Sacramento da Ordem, portanto não terá compromisso com os exercícios do Ministério Sacerdotal que será próprio da vivência do Padre. Com isso, o Irmão se dedica, especialmente, aos Exercícios Pastorais existentes nas diversas realidades de nossas Igrejas e Comunidades. Porém, o mais importante para aqueles que abraçam o caminho de Santo Afonso é ser Missionário Redentorista.
Os Missionários Redentoristas, Padres e Irmãos, se dedicam inteiramente ao anúncio do Amor e da Misericórdia de Deus nas mais diversas realidades pastorais da nossa Igreja. Em Missões Populares, Santuários, Igrejas Paroquiais e não-Paroquiais, Obras Sociais, Missão ad gentes e na formação dos futuros Missionários Redentoristas. São chamados a serem Memórias Vivas do Redentor por onde passarem. São homens felizes por viverem o sonho de Deus!
E você, já encontrou seu lugar no mundo? Já pensou em ser um Padre ou Irmão Missionário Redentorista? Não perca tempo, viva o Sonho de Deus, viva sua Vocação, viva sua Felicidade!